A culinária brasileira é uma das mais ricas do mundo. Além das constantes inovações que os restaurantes e quitandas inventam, existem aqueles pratos tradicionais que sempre fazem parte do nosso repertório. Entre eles, está a vaca atolada, uma receita tipicamente mineira, que é muito gostosinha de preparar e comer.
Então, para ajudar você a fazer essa delícia aí na sua casa, o Vantajão Atacado vai te ensinar o passo a passo desse prato que, além de rápido e fácil de cozinhar, é muito econômico! Coloca o avental!
A primeira coisa que chama atenção nessa receita é o nome engraçadinho dela. Mas sabia que o nome tem tudo a ver com a origem do prato? Não? Então, pega um copo d’água que o Tio Vantajão vai contar uma historinha rápida!
Antigamente, durante a época dos tropeiros e suas comitivas bandeirantes, os viajantes percorriam grandes distâncias transportando diversas mercadorias e até mesmo informações. Como as jornadas costumavam ser longas, era importante que os alimentos não estragassem rapidamente. A fim de garantir a qualidade da carne, os tropeiros mergulhavam os pedaços na gordura, o que garantia sua conservação.
Ainda, durante o percurso de suas trilhas, eles também colhiam mandiocas que, ao pararem a caravana (normalmente por causa das fortes chuvas que caíam na região e encalhavam as carroças puxadas pelo gado), misturariam e cozinhariam junto com a carne.
Portanto, foi por causa disso que esse prato, que era altamente calórico e perfeito para os bandeirantes que precisavam de força e energia para executar seu trabalho, recebeu o nome de vaca atolada.
Agora que você já sabe qual a origem do nome do prato, tá na hora de aprender a prepará-lo. Essa receita é bem fácil de fazer e rende, em média, 8 porções. E acredite: todas muito saborosas.
Então, sem mais enrolação, tá na hora de arregaçar as mangas, pegar as panelas e fazer o fogão trabalhar! Confira os ingredientes (que você encontra no Vantajão Atacado) e o modo de preparo da nossa receita de vaca atolada.
• 1 kg de carne de gado
• 2 unidades de cebola
• 6 dentes de alho
• 2 tabletes de caldo de carne
• 800 g de mandioca
• Óleo de soja (a gosto)
• Cheiro-verde (a gosto)
• Sal (a gosto)
Comece temperando a carne com o alho e com sal. Na sequência, leve uma panela de pressão sem a tampa ao fogo com um pouco de óleo, e vá colocando aos poucos a carne para dourar bem dos dois lados, mas sem queimar (caso você ache que a panela irá encher demais, frite metade, reserve, e depois frite o restante da carne).
Feito isso, adicione a cebola e o alho para dar uma dourada, mexendo bem para não grudar e queimar. Junte o caldo de carne e ponha água na panela, cobrindo as carnes, e tampe a panela, para que tudo cozinhe em pressão. Assim que começar a chiar, deixe cozinhando por mais 40 minutos.
Passando esse tempo, adicione a mandioca cortada em pedaços à panela e, se perceber que os pedaços estão demorando para cozinhar, coloque um pouco mais de água. Aos poucos, o seu caldo vai começar a engrossar. Deixe cozinhar por uns 10 minutos (conferindo para ver se a mandioca está no ponto certo e bem incorporada com o restante dos ingredientes), sempre verificando se é necessário colocar mais água, para que nada fique grudado no fundo da panela.
Por fim, desligue o fogo, aguarde uns minutos e junte bastante cheiro-verde picadinho à mistura, para dar um toque especial e ainda mais sabor. E prontinho! Agora é só se deliciar.
Gostou dessa receita? Então clique aqui e confira os outros pratos que nós ensinamos a fazer, sempre com um ingrediente muito especial: economia!
Copyright © 2020. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação.