17 de dezembro de 2020
Foto de mulher negra, com cabelos cacheados, que usa óculos e camiseta branca. Ela está com a mão no queixo, transmitindo uma sensação de dúvida.

Atacado e varejo: você sabe quais as diferenças?


Atacado e varejo são vocabulários comuns no nosso dia a dia. Apesar disso, esses termos ainda geram uma série de dúvidas nos consumidores. Eu, enquanto pessoa física, devo ir em qual deles? E o empresário, que revende os itens comprados, deve optar pelo primeiro ou pelo segundo? Nesse artigo, vamos esclarecer todas as suas possíveis dúvidas sobre esse tema! Confira!

O que é um atacado?

De forma resumida, o atacado é um comércio que vende para outros comércios. Dessa forma, se você é empresário, possui CNPJ, e tem um minimercado, restaurante, lanchonete, ou qualquer outro estabelecimento que venda algo para os consumidores finais (pessoas físicas), o indicado é que as compras sejam feitas em atacados. Isso ocorre porque, nesses locais, como as compras são feitas em grande escala (caixas, fardos, ou qualquer outra forma que comporte volume), os preços são muito mais baixos – podendo chegar a até 50% menos do que são divulgados nas prateleiras dos supermercados. Assim, é possível proporcionar um lucro maior para esses estabelecimentos, garantindo sua sobrevivência.

O que é um varejo?

Os varejos são os comércios mais comuns no cotidiano das pessoas. É através deles que compramos alimentos, bebidas, ou qualquer outro produto de necessidade. Normalmente, esses lojistas compram os produtos que são vendidos em atacados, porque assim conseguem menores preços e, por consequência, um maior lucro.

Nesses estabelecimentos, os produtos são vendidos em unidade ou em pequenas quantidades. Por conta disso, os preços para o consumidor final são mais altos do que os valores de atacado. Por exemplo: se um empreendedor compra 1000 frascos de um shampoo de determinada marca por R$5,00 em um atacado, o venderá por um valor mais elevado para obter algum retorno financeiro.

Principais diferenças entre atacado e varejo

  • Enquanto o público do atacado é mercado, lancherias, restaurantes, entre outros (pessoa jurídica); o varejo vende para o consumidor final, ou seja, pessoas físicas.
  • O atacado vende em grandes quantidades (fardos, caixas, ou qualquer outra forma que comporte volume), e o varejo vende em unidades ou pequenas quantidades.
  • O atacado, por vender em grandes quantidades, tem o preço mais baixo, podendo chegar a ser até 50% menor do que o preço do varejo.

Afinal, em qual dessas categorias o Vantajão se enquadra?

O Vantajão se enquadra na categoria de atacado, vendendo para comércios de porte menor. Além de já termos preços baixos – conforme características dos atacados – contamos com uma série de promoções exclusivas, além do Clube Vantajão, onde você pode se cadastrar por meio do app para obter preços especiais.

Assim, se você é empreendedor do ramo de restaurantes, lancherias, minimercados, entre outros, te convidamos a conhecer nossa loja. Além dos preços superatrativos, contamos com uma estrutura ampla, que proporciona conforto na hora das compras; estacionamento para tornar suas compras mais fáceis e seguras; variedade de setores, como açougue, padaria, fruteira, alimentos, bebida, limpeza, higiene, variedades e utilidade; além de grande variedade de marcas.

Sobre o Vantajão Atacado:

O Vantajão Atacado é uma rede da Serra Gaúcha pertencente ao Grupo Andreazza. Esse Grupo conta com 39 lojas, sendo 30 em Caxias do Sul, duas em Bento Gonçalves, duas em Flores da Cunha e uma em Farroupilha, Carlos Barbosa, Vale Real, Arroio do Sal e, agora, o Vantajão Atacado em Vacaria. É uma das maiores forças varejistas do Rio Grande do Sul, sendo também uma das empresas que mais emprega pessoas na Serra Gaúcha, com mais de 3,5 mil funcionários.

Topo