04 de maio de 2022
A imagem mostra um prato branco sobre uma tábua de madeira. Nele, vemos diversas panquecas empilhadas, com rodelas de banana ao redor e no topo da pilha. Ao fundo, vemos uma xícara com líquido levemente escuro dentro e, atrás dela, duas bananas, ainda com casca.

Panqueca de banana para o Dia das Mães


Hoje, nós trouxemos uma receita perfeita para você que quer surpreender nesse Dia das Mães: panqueca de banana! Muito nutritiva, econômica e saborosa, essa receita é perfeita não apenas para começar bem aqueles dias especiais, mas também para quando você quer variar um pouco o seu café da manhã no dia a dia. Além disso, essa receita consegue ficar ainda melhor quando você a complementa com mel, iogurtes e outras frutas. Confira!

Receita de panqueca de banana

Ingredientes

  • 1 banana madura;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 1 ovo;
  • 1 colher (sopa) de óleo ou manteiga;
  • 1 pitada de canela em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • ½ colher (chá) de fermento em pó;
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
  • ⅓ de xícara (chá) de leite.

Modo de preparo

Para começar o processo, quebre o ovo em uma tigela de bom tamanho. Adicione a canela em pó, o açúcar e o sal, mexendo tudo muito bem com o batedor ou um fuê, até que a mistura comece a espumar. Ao chegar nesse ponto, junte o leite e o óleo (ou a manteiga derretida) e misture novamente.

Após, acrescente a farinha de trigo e mexa para que ela se incorpore na mistura e fique tudo uniforme, sem nenhuma bolinha. Feito isso, deixe a massa descansando por, aproximadamente, 10 minutos.

Enquanto a massa fica em repouso, descasque e corte a banana em fatias finas. Feito isso, adicione o fermento em pó à massa.

Pegue sua frigideira (caso ela seja antiaderente, melhor!) e leve-a ao fogo, com a chama média. Quando ela estiver quente, unte o fundo com óleo ou manteiga. Na sequência, coloque uma concha da massa, que estava em repouso, no centro da frigideira. Importante saber que ela deve se assentar por conta própria, e você não deve utilizar uma espátula ou outro utensílio para isso, uma vez que a panqueca pode ficar sem a forma devida.

Com a sua massa bem-posicionada na frigideira, adicione metade das rodelas da banana sobre ela, lado a lado, e deixe dourar rapidamente (aproximadamente dois minutos), até que você perceba as bordas firmando e o centro da massa começando a criar um certo volume.

Agora sim, utilize uma espátula ou outro utensílio para virar a panqueca. Mantenha o fogo baixo e espere que o outro lado da massa doure. Feito isso, retire sua panqueca e deixe-a descansando sobre um prato enquanto você repete o modo de preparo com o restante da massa – lembrando de untar a frigideira novamente para fazer as panquecas seguintes!

A cobertura perfeita para sua panqueca

A panqueca de banana por si só já é uma delícia e vai, certamente, agradar a todos que provarem. Mas caso você queira dar um toque final de muita qualidade, pode preparar um incrível iogurte cremoso que complementa muito bem essa receita (e outras)!

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de iogurte (500 g).

Modo de preparo

Pegue uma peneira, apoie-a sobre uma tigela, e forre-a com um pano de algodão fino. Caso não tenha o pano, corte dois filtros de café descartáveis na metade. Feito isso, coloque o iogurte na peneira e leve à geladeira, deixando escoar por aproximadamente uma hora.

Durante esse tempo, seu iogurte vai ficando com uma consistência mais firme. Fique de olho e, no momento que atingir o ponto de sua preferência, transfira o iogurte para uma segunda tigela, tampando a mesma e deixando na geladeira até a hora que for utilizá-lo.

Lembre-se que, após colocar o iogurte sobre sua panqueca, você ainda pode adicionar mel e frutas diversas, de acordo com seu gosto. O que vale aqui, é usar a sua imaginação!

Topo