Em terras tupiniquins, o cacau começou a ser cultivado na reta final do século XVII. De início, ele foi levado ao Pará, mas foi ao chegar no Sul da Bahia, com o clima ideal, que o seu cultivo no Brasil deslanchou!
Na década de 80, uma doença quase dizimou as plantações, mas, apesar disso, essa condição foi controlada e o estado da Bahia chega a ser responsável por 95% do cultivo de cacau no país, que também é um dos maiores produtores da fruta no mundo!
O brownie é quase um patrimônio da humanidade. Alguns registros estimam que a primeira receita de brownie foi publicada no ano de 1896, na cidade de Boston, EUA. Contudo, algumas pessoas acreditam que a origem dela seja de 1893, criada pelo confeiteiro de um hotel em Chicago.
A partir daí, o brownie foi sendo cada vez mais conhecido e difundido pela cultura norte-americana, de maneira que acabaria, eventualmente, por ser produzido e adorado em outras regiões do mundo, com variações particulares e toques pessoais de cada cozinheiro que se aventurou a fazer a receita.
O brownie normalmente é feito com chocolate, mas nesse caso em específico, vamos usar a estrela da matéria: o cacau. Essa receita não tem mistério e rende bastante (em torno de 16 fatias), especialmente se você passar no Vantajão Atacado para comprar os ingredientes dela! E agora, sem maiores enrolações, vamos ao que interessa:
Preparar essa receita não tem mistério. Para começar, coloque a manteiga, o cacau em pó e o açúcar numa vasilha de vidro ou alumínio (a que servir melhor para você), e leve ao fogo em banho-maria. Mexa ocasionalmente o conteúdo com uma colher de pau e, para observar a temperatura, coloque o dedo na mistura.
Quando estiver quente, tire a vasilha do fogo e deixe descansando por um tempo, até esfriar levemente. Feito isso, junte os ovos, um de cada vez, e, ao mesmo tempo, mexa! Após um tempo, acrescente a baunilha e siga mexendo, misturando bem os ingredientes. O próximo passo é adicionar a farinha de trigo.
Aqui o segredo é misturar vigorosamente, usando a colher de baixo para cima e em torno de 40 vezes! Pode parecer trabalhoso, mas isso vai garantir que a textura da massa do seu brownie fique incrível!
Ao atingir o ponto ideal, despeje a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve-a até o forno, que já deve estar preaquecido em 160ºC. Deixe assando por cerca de 25 minutos, colocando um palito de dente na massa para conferir o ponto da mesma. Se o palito sair limpinho, sua massa está pronta!
Retire a assadeira do forno e deixe esfriar por um tempo. Após, leve a fôrma à geladeira e deixe-a lá por, aproximadamente, uma hora. Isso vai garantir que você obtenha fatias perfeitas quando for cortar seus brownies, sem que elas esfarelem demais ou se desmanchem! Depois, finalmente, é hora de se deliciar!
Copyright © 2020. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação.