24 de junho de 2022
a imagem mostra uma massa de nhoque com molho vermelho num prato escuro. A massa é decorada com folhas verdes e queijo ralado. Embaixo do prato há uma toalha xadrez quadriculada, vermelha e branca. Ao lado desta, é possível ver bolotas de nhoque extras, que não foram cozidas.

Receita de nhoque: fácil, econômica e deliciosa


Pouca gente sabe, mas uma simpatia italiana diz que comer nhoque no dia 29 de todo mês é a receita para trazer muita fartura para sua vida. Esse prato, em que a massa é feita à base de batatas e só com um pouco de farinha, é um dos mais saborosos da rica cozinha italiana. E, para trazer muita coisa boa para sua vida, a gente te ensina a prepará-lo e, claro, a como comê-lo de acordo com a simpatia! Vamos lá?

A origem do nhoque

O nhoque é um prato que tem muita história e tradição. Apesar de ser muito associado com a culinária italiana, sua origem é no Oriente Médio. Com os romanos explorando a região, essa massa foi levada à Itália, onde se tornaria muito identificada com o país por conta da sua popularização e elaboração de diversos pratos que a utilizavam como um ponto chave da receita.

A simpatia do nhoque

Existe uma lenda que envolve o nhoque. Segundo ela, comer essa massa no dia 29 de cada mês serve para chamar boas fortunas! Tudo começou lá no século VI, quando Pantaleão, um santo católico, andava vestido como um maltrapilho por um vilarejo italiano.

Ele resolveu bater à porta de uma casa para pedir comida. A família que o atendeu era humilde, tinha pouca comida e muitas bocas para alimentar. Ainda assim, receberam o santo e dividiram com ele o nhoque que possuíam. Cada pessoa recebeu 7 pedaços da massa. Ao término da refeição, o São Pantaleão se retirou e, quando a família recolheu os pratos, encontrou bastante dinheiro debaixo deles.

Esse costume sobreviveu ao tempo, e hoje, as pessoas que fazem a simpatia colocam uma nota ou moeda embaixo do prato com nhoque, comendo, de pé, 7 pedacinhos e fazendo um pedido para cada um deles. Para a simpatia dar certo, é necessário guardar o dinheiro usado na refeição até o dia 29 do mês seguinte, quando o mesmo deve ser doado a um pobre.

Ingredientes

Pode parecer complicado, mas os ingredientes que você vai precisar são poucos. E para facilitar ainda mais, você encontra todos eles aqui no Vantajão Atacado! Anote aí o que você vai precisar:

Nhoque

6 batatas médias;

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

Sal a gosto.

Molho

1 lata de molho de tomate;

½ cebola;

1 colher (sopa) de azeite;

2 tabletes de caldo de carne;

½ kg de carne moída

1 pacote de queijo ralado.

Modo de preparo

Com os ingredientes separados, é hora de colocar a mão na massa. Ou melhor, de fazer a massa! Confira o modo de preparo dessa receita:

Nhoque

Comece cozinhando as batatas na água, até que elas estejam bem macias. Na sequência, descasque-as e passe as mesmas pelo espremedor enquanto elas ainda estão quentes. Vá juntando a farinha e o sal aos poucos, amassando bem para formar a massa.

Feito isso, coloque a massa sofre uma mesa com farinha na superfície e faça rolinhos com a mesma. Corte cada rolinho em pedaços de, mais ou menos, 2 cm cada. Quando finalizar, leve os pedaços ao fogo, em uma panela com bastante água e temperada com sal.

Assim que a água ferver, comece a adicionar os nhoques até que eles subam para o topo da panela. Enquanto eles cozinham, adicione água fria em uma bacia com um escorredor dentro. Ao perceber os nhoques já cozidos, coloque eles no escorredor para resfriá-los.

Repita todo esse último processo até toda a massa estar cozida. Para finalizar, escorra tudo muito bem, ponha o nhoque em uma travessa ou refratário e, então, reserve a massa enquanto prepara o molho.

Molho

Pique a cebola em pedacinhos pequenos e frite-a com azeite em uma panela. Quando ela dourar, acrescente a carne e os tabletes de caldo de carne. Mexa tudo muito bem e, quando a carne já estiver cozida, adicione o molho e deixe que tudo cozinhe por, mais ou menos, 4 minutos. Após esse tempo, despeje o molho sobre o nhoque, adicione o queijo por cima e leve tudo ao forno para gratinar!

Para finalizar, a melhor parte: assim que estiver pronto, retire do forno, sirva quente e se delicie. Ah, e não esqueça de fazer a simpatia quando for comer, hein?

Topo