27 de janeiro de 2023
A imagem mostra, em close, pedaços de carne de peixe no fundo de um recipiente prateado. A carne está crua e leva alguns temperos. No canto esquerdo da imagem, lê-se “Receita econômica com tilápia!”, em amarelo, com o texto “Duas por uma!” em branco. No canto inferior direito, temos o logo do Vantajão Atacado, um círculo vermelho com as inicias V e A, com um detalhe do V em amarelo.

Receitas com tilápia: econômicas e fáceis


Vocês escolheram e a gente trouxe não uma, mas duas receitas com tilápia para deixar suas refeições mais diferentes e saborosas. E claro, são receitas com um precinho bem baixo, pra você se deliciar sem precisar gastar muito!

Então, passa no Vantajão Atacado, garante os ingredientes e vem com a gente pra aprender como preparar um filé de tilápia no alumínio e um delicioso ceviche!

Tilápia: peixe barato e saboroso

Pode ser que, a menos que você tenha o costume de pescar ou more em uma cidade litorânea, pensar em receita econômica com peixe pareça algo impossível de existir. Mas não é o caso! Existem diversos tipos de peixes que são bem acessíveis e baratos, muito mais do que a carne bovina ou de frango.

Um desses peixes é a tilápia. O charme desse filezinho está no fato de que ele é o mais cultivado em todo o Brasil e combina muito bem com aqueles ingredientes que sempre temos à disposição em nossas cozinhas.

Portanto, vamos aproveitar essas vantagens e aprender como fazer dois pratos em que o filé de tilápia é o astro principal!

Filé de tilápia no papel alumínio

Você sabia que preparar o peixe no papel alumínio faz uma boa diferença no gosto? Isso porque o papel ajuda a segurar todo o sabor da carne quando ela está temperada e cozinhando.

Só é importante descongelar bem o seu filé de tilápia antes de preparar essa receita, mas fora isso, ela é muito simples de fazer. Confira:

Ingredientes

  • 1 filé de tilápia
  • 1 un. de tomate (sem pele, em cubos)
  • ¼ un. de cebola média (cortada em tiras finas)
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Pimenta e sal a gosto

Modo de preparo

Comece pegando um pedaço de papel alumínio de acordo com o tamanho do filé escolhido. Tempere o seu peixe com sal e pimenta na quantia que preferir. Com a parte mais brilhante do papel alumínio virada para cima, coloque azeite, filé, cebola (em tiras finas), alho (picado grosseiramente) e o tomate (em cubos).

Após, coloque mais um fio pequeno de azeite e feche o filé no papel alumínio como se fosse um embrulho, apertando bem as pontas para garantir que o vapor não vai sair.

Leve ao forno pré-aquecido (em, aproximadamente, 180º C por 10 minutos) e deixe que seu peixe cozinhe por 40 minutos.

Ceviche de tilápia

Essa é uma receita bem diferente, mas que temos certeza de que vocês vão amar! Ela é uma versão econômica desse prato típico do Peru. Muito refrescante, perfeita para os dias de calor ou quando você quiser uma comida mais leve, ela também é bem prática de ser feita! Olha só:

Ingredientes

  • 1 filé de tilápia
  • 2 un. de tomate
  • ½ un. de cebola roxa (picada)
  • 2 e ½ un. de limão
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Pra iniciar, corte o seu filé de tilápia em pequenos cubos e coloque-os em uma tigela. Esprema os limões e adicione ao peixe, misturando bem e reservando. Enquanto isso, corte a cebola roxa e o tomate em pedaços pequenos.

Ao finalizar, junte-os à tigela do peixe. Mexa muito bem para fazer o sabor pegar em cada pedaço. Por fim, leve a tigela à geladeira e deixe por uns 10 minutos. Retire, acrescente o sal e a pimenta de acordo com seu gosto, mexa novamente e coloque a tigela na geladeira por mais uns minutinhos.

Depois, é só tirar, servir e se deliciar!

Dicas para preparar seus peixes

Seja com tilápia, tainha, ou qualquer outro, a carne do peixe é diferente da carne de gado e de aves. Ela, por exemplo, é menos gordurosa e mais delicada de ser preparada. Então, se você não tem o costume de temperar peixes, dá uma olhada nessas dicas aqui:

  • Astro das nossas receitas de hoje, o filé de tilápia é bem fininho, mas isso não é nenhum problema! A dica aqui é manter a pele do peixe. Assim, ele fica mais firme e com mais sabor, já que a pele, quando temperada, realça bastante o gosto da carne.
  • O limão é o tempero perfeito para harmonizar com peixes. Ele penetra bem na carne e ajuda que o peixe não se desmanche na hora de cozinhar e de comer. Você ainda pode, caso tenha tempo, marinar a carne de peixe por umas 12h (ou mais, dependendo o tipo de peixe) no suco de limão.

E aí, gostou das receitas e das dicas? Então compartilha com o pessoal e fala pra gente como foi preparar os pratos!

Topo