04 de janeiro de 2022
prato preto colocado acima de um pano, com espaguete, molho vermelho e queijo ralado com folhas de manjericão de complemento, e um recipiente com azeite de oliva ao lado

RECEITA DE ESPAGUETE À BOLONHESA:


Nesse dia 4 de janeiro é celebrado o Dia do Espaguete. Aproveitando essa deixa, trouxemos uma receita de espaguete à bolonhesa super deliciosa e econômica para você comemorar esse dia em grande estilo! Confere só!

A HISTÓRIA DO ESPAGUETE:

Considerado uma das massas mais reconhecidas, e talvez a mais famosa, do mundo, o espaguete tem sido parte das refeições já tem muito tempo. Alguns dizem que, inclusive, ele já era consumido a cerca de 4000 anos atrás na China!

Mas como a gente bem sabe, esse tipo de massa é associado com um lugar em específico: a Itália! Apesar de alguns relatos diferentes, normalmente é aceito que essa massa tem como berço a região da Sicília na Itália, por volta dos anos 1100. Só que, inicialmente, os molhos deliciosos que completavam o prato não eram exatamente os que conhecemos hoje…

Os principais temperos utilizados no espaguete eram o queijo, pimenta e o azeite de oliva. Foi só quando os americanos entraram em cena, importando e desenvolvendo molhos com tomate, que a aparência dos espaguetes começou a ficar mais parecida com a que conhecemos hoje.

Mas chega de história e vamos ao que interessa: a receita de espaguete à bolonhesa!

INGREDIENTES PARA SEU ESPAGUETE À BOLONHESA:

  • 400 gramas de espaguete
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal
  • 300 gramas de carne moída
  • ½ cebola
  • 1 colher de sopa de óleo ou azeite
  • 1 frasco de molho de tomate
  • Queijo ralado

ESPAGUETE À BOLONHESA – MODO DE PREPARO:

COZINHANDO A SUA MASSA:

Para cozinhar sua massa, comece aquecendo a água e adicionando sal. Quando ela estiver borbulhando (fervendo), adicione o seu espaguete e deixe cozinhar atentando às instruções na embalagem. Após o tempo indicado, retire a panela do fogo e escorra a massa. Após, coloque-a novamente na panela e acrescente um pouco de azeite para evitar que ela grude.

COZINHANDO O SEU MOLHO:

Para o molho, começamos picando a cebola em cubos e refogando numa panela com um pouco de óleo. Assim que ela dourar, acrescente a carne moída, um pouco de água e siga mexendo durante o cozimento para garantir que fique tudo bem soltinho. Tempere com sal a gosto e continue cozinhando até dar uma fritada e dourar: esse é o segredo para que o seu molho fique bem saboroso!

Na sequência, adicione o molho de tomate, misture bem com a carne, envolvendo bem e deixando cozinhar por 5-10 minutos, sempre prestando atenção para não deixar queimar! Caso seu molho fique muito grosso, adicione um pouco de água, ou, caso você tenha, um caldo de carne.

Depois de esperar o tempo necessário para o cozimento, está pronto seu molho à bolonhesa! Caso você queira, ainda pode adicionar um orégano ou manjericão, que são coisas que combinam muito bem com esse molho!

Agora é só colocar seu molho na panela com massa, misturar muito bem, adicionar um queijo ralado pra completar e aproveitar!

MOLHO À BOLONHESA DO SEU JEITO:

Essa receita que trouxemos para você é a base de todo molho para um espaguete à bolonhesa de qualidade. Mas sempre vale dizer que você pode usar a criatividade para dar um toque pessoal, adicionando alguns ingredientes extras que sejam de sua preferência!

Algumas receitas levam cenoura, outras adicionam uma quantidade de leite, e você vai encontrar até aquelas que colocam pimentão no preparo do molho. Fica por sua conta incrementar e inovar nessa receita!

A única coisa certa sobre ela é que os melhores ingredientes, e os mais baratos, você vai encontrar somente no Vantajão! Aqui tem muita variedade de produtos e marcas que cabem no seu bolso e ajudam você no preparo daquelas comidas super deliciosas!

E lembrando que, se você quiser economizar ainda mais, é só baixar o app do Clube Vantajão e aproveitar ofertas exclusivas!

Topo