20 de abril de 2022
A imagem mostra uma cumbuca, sobre uma superfície com um pano marrom, com sopa dentro com uma coloração alaranjada. É possível ver pedaços de legumes diversos, como cenoura, e temperos verdes.

Receita de sopa de legumes para aumentar a imunidade


O verão já parece uma lembrança distante, não é? Isso porque os dias frios estão cada vez menos tímidos. E, quando o clima começa a esfriar, é hora de apelar para aquelas receitas que aquecem não só o corpo, mas o coração. Nesse sentido, as sopas são uma pedida que chega na medida de qualquer panela, e nada melhor que uma sopa de legumes para esquentar e, de quebra, dar uma força na imunidade para ajudar a manter gripes e resfriados bem longe!

Uma sopa para combater os dias frios

Quem aí também acha que sopa é janta sim? A sopa é um dos pratos mais conhecidos, consumidos e relevantes da toda nossa história, e muitos países possuem a sua própria receita de sopa. É o caso, por exemplo, da Rússia, com sua clássica Sopa Borscht, que possui uma coloração em tom de roxo, bem vivo, por conta das beterrabas, que são as estrelas do prato.

Apesar disso, é apenas agora com o tempo esfriando que as sopas tomam conta dos cardápios das casas e restaurantes, especialmente os que estão na região sul do país. Elas podem ser feitas com ingredientes e de maneiras diversas: de peixe a cortes de frango, sendo mais caldo ou um delicioso creme de cebola; ou seja, dos mais simples até os mais elaborados.

Para ajudar na variação do seu cardápio durante essas estações, nós trazemos uma das receitas de sopa de legumes, uma das mais conhecidas. A sopa de legumes é muito mais que apenas uma aliada do seu sistema imunológico. Ela também é uma refeição “aconchegante”, saborosa e extremamente prática e fácil de ser feita. Confira só:

Ingredientes

  • 250 g de macarrão (Cabelo de Anjo);
  • 1 tomate (picado);
  • 1 cebola média (picada);
  • 1 xícara (chá) de vagem (picada);
  • 2 litros de água;
  • 2 batatas médias (em cubos);
  • 2 cenouras médias (em cubos);
  • 2 mandioquinhas médias (em cubos);
  • 1 cubo de caldo de carne;
  • Pimenta a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela, coloque um fio de óleo e deixe aquecer por um curto tempo. Na sequência, adicione a cebola picada, deixe até que ela doure e, então, junte o tomate à panela.

Coloque o tablete de caldo de carne e, após, adicione o restante dos legumes (batatas, cenouras e mandioquinhas), mexendo tudo muito bem e prestando atenção para que os ingredientes não grudem no fundo da panela. Deixe refogar por alguns minutos.

Adicione a água até cobrir tudo e deixe cozinhar por, mais ou menos, 15 minutos. Após esse tempo, acrescente o macarrão (idealmente do tipo Cabelo de Anjo, mas o Ave Maria e Conchinha também funcionam muito bem), adicione sal e pimenta a gosto e deixe que tudo cozinhe até ficar bem macio.

Uma vez que o macarrão e os legumes tenham atingido o ponto desejado, você pode polvilhar cebolinha ou salsinha, caso deseje, e um queijo ralado. Feito isso, é só se deliciar com sua sopa de legumes e mandar o frio para longe!

Como engrossar os caldos

Por mais que seja uma delícia, as sopas sempre podem ficar ainda melhores, e tudo isso de uma maneira bem simples: engrossando o caldo dela! Como fazer isso? É bem simples, olha só:

  • Produtos derivados do leite são as primeiras escolhas para engrossar o caldo, mas é importante saber que a hora certa de adicioná-los é no final do preparo da sua sopa, quando tudo estiver praticamente no ponto.
  • Tem um pãozinho sobrando aí? Bota pra dentro da sopa! Adicione o pão em pedaços pequenos e ferva tudo em fogo baixo até que ele se dissolva.
  • Uma opção mais inusitada, é acrescentar purês à sopa, e sim, pode ser aquele de batata mesmo. O segredo aqui, é juntá-lo aos pouquinhos, em medidas pequenas e ir saboreando conforme acrescenta. Mas preste atenção para que o purê não roube o gosto do prato, hein?
Topo