09 de junho de 2021
Na imagem é possível ver uma mesa de madeira com milho, pipoca, fatias de bolo e de pão dispostas nos cantos. No centro a madeira escura tem algumas partes cobertas pelo título do artigo “Conheça os principais pratos das Festas Juninas!”.

Conheça os principais pratos das Festas Juninas!


A chegada do mês de junho é sinônimo da aproximação da época preferida de muita gente: a Festa Junina! Também pudera, essa celebração cultural conta com música, dança e diversas opções de pratos gostosos, para agradar a todos os gostos.

Infelizmente, por conta da pandemia, aglomerações não podem ocorrer neste ano. Mas você ainda pode celebrar e se deliciar com receitas como cachorro-quente, rapadura, e pipoca no conforto da sua casa. Quer saber mais sobre esses pratos? Então continue lendo o artigo que preparamos!

Quentão

Um dos maiores clássicos das Festas Juninas por todo o Brasil. O quentão é uma receita muito popular, pois ajuda a esquentar o corpo em meio as baixas temperaturas que atingem a região sul do país durante esse período. A bebida pode ser feita tanto na versão com álcool, quanto apenas com suco de uva.

Para fazer o clássico quentão, você vai precisar de: 2 litros de vinho tinto suave, 200 ml de água, 1 xícara de chá de açúcar, 4 rodelas de gengibre e 6 cravos. Basta juntar todos os ingredientes em uma panela, colocar em fogo alto e, quando levantar fervura, mexer por 10 minutos.

Para fazer a versão não alcoólica, você precisa apenas trocar o vinho pelo suco de uva integral.

Bolo de fubá

Adorado de norte a sul do Brasil, o bolo de fubá é essencial para uma boa Festa Junina. Com uma massa leve e uma textura cremosa, esse prato tem um sabor delicado que agrada ao paladar da maioria das pessoas.

E preparar o bolo de fubá é bastante simples! Você vai precisar de duas xícaras de chá de fubá, duas xícaras de açúcar, três ovos, três colheres de sopa de farinha de trigo, meio copo de óleo, um copo de leite e uma colher de fermento. Para fazer a massa, coloque todos os ingredientes em um liquidificador e mexa até que a mistura fique lisa e homogênea. Depois, é só levar o bolo ao forno – em uma forma untada – por 40 minutos, a 180 ºC.

Pipoca

A pipoca é uma iguaria mundialmente apreciada que, além de ser muito fácil de preparar, é deliciosa tanto na versão salgada, quanto no doce. Para fazê-la, você vai precisar de cinco colheres de milho para pipoca e a mesma medida de óleo. Depois, é só colocar o óleo e o milho em uma panela, e esperar estourar. Pronto, tempere com sal a gosto e aproveite!

Se você quiser fazer a versão doce, basta adicionar cinco colheres de sopa de açúcar, três de água e uma de achocolatado. Coloque todos os ingredientes na panela e mexa até que as pipocas parem de estourar.

Pé de moleque

O pé de moleque é um dos pratos mais característicos das Festas Juninas. Esse doce exige poucos ingredientes e é bastante fácil de fazer; além disso, seu sabor marcante e é um bom contraste com as receitas salgadas.

Para fazer o pé de moleque você vai precisar de 500 g de amendoim, uma xícara de chá de açúcar e uma caixinha de leite condensado. O primeiro passo é torrar o amendoim e tirar a casca. Depois, basta colocá-lo em uma panela junto com o açúcar e o leite condensado, e ir mexendo até a mistura desgrudar do fundo do recipiente. Por fim, coloque o pé de moleque em uma forma untada com óleo, espere esfriar e corte em pequenos pedaços.

Pinhão

Na região sul, o consumo de pinhão durante o inverno é uma tradição. As Festas Juninas incorporaram esse costume e a semente acabou casando muito bem com os outros pratos da celebração.

Para fazer o pinhão você vai precisar apenas de um quilo da semente, uma colher de sopa de sal e dois litros de água. É só colocar os ingredientes dentro de uma panela de pressão e deixar cozinhar por 40 minutos. Por fim, espere a pressão sair e sirva.

Cachorro-quente

Famoso ao redor de todo o mundo, o cachorro-quente é um lanche rápido, prático e supergostoso. Nas festas juninas, é possível encontrar o cachorro-quente em diversos tamanhos e com diferentes complementos ao tradicional recheio de salsicha e molho. A versão “mini” é uma das mais populares, com um pequeno pão específico para o prato e a salsicha cortada em rodelas.

Para fazer esse cachorro-quente, você vai precisar de pão, salsicha, molho de tomate e sal. Basta cortar a salsicha em pequenas rodelas, ferver por 10 minutos e depois adicionar o molho de tomate e o sal, misturando em fogo baixo por alguns minutos. Então, é só montar o lanche e se deliciar!

Sua receita de Festa Junina está no Vantajão Atacado!

Se você quiser fazer uma dessas receitas – ou todas -, saiba que aqui no Vantajão Atacado os ingredientes estão te esperando com aquele precinho baixo!  E se você quiser economizar ainda mais, é só se cadastrar no Clube Vantajão!

Através do aplicativo, você pode ter acesso a diversas ofertas exclusivas. Além disso, ele disponibiliza ferramentas como a lista de compras para você escrever o que precisa comprar, diretamente no app, sem precisar daquele pedaço de papel que sempre se perde. Por fim, no Clube Vantajão você ainda encontra essas e outras receitas gostosas. Acesse e aproveite!

Topo