27 de abril de 2023
A imagem mostra cinco frasco de produtos de limpeza, dois deles são brancos, dois são azuis e um é verde. As suas tampas são coloridas e de diferentes tipos. À frente estão três esponjas multicolores. O fundo da imagem é amarelo.

Misturar produtos de limpeza: conheça os perigos


Sabe aquele momento em que você precisa fazer uma limpeza mais pesada, para tirar aquelas sujeiras bem difíceis? Nessa hora você pode pensar “E se eu misturar um pouco de água sanitária com desinfetante?”, pode ser que isso aumente a efetividade dos produtos, certo? Errado

Na verdade, esse tipo de mistura pode causar reações químicas que liberam gases tóxicos, e de nada adianta uma casa brilhando se a sua saúde for afetada. Então, se você ou algum conhecido é adepto dessa “química do mal”, pare tudo e leia o nosso artigo. Nós listamos os principais produtos que não combinam e trouxemos dicas para que você mantenha sua casa limpa e a saúde em dia. Nos acompanhe! 

Por que misturar produtos de limpeza é perigoso? 

Quando você vai ao Vantajão Atacado e se depara com aquelas prateleiras enormes e coloridas, cheias de produtos de limpeza, pode pensar que os produtos são inofensivos. Mas é importante lembrar que eles estão categorizados como “agentes desinfetantes”, produtos que possuem formulações químicas únicas, com objetivos de limpeza diferentes. 

Por isso, quando misturamos dois (ou mais) produtos de limpeza, podemos causar uma reação desconhecida entre as formulações de cada um, e é aí que começa o problema – que pode ir de leves coceiras até intoxicações e desmaios.  

Para você ter noção de como as reações químicas são poderosas, é só pensar naquela combinação clássica com as balas Mentos e Coca-Cola. Misturados, os itens geram uma explosão enorme… então imagine o que pode acontecer quando os produtos de limpeza passam pelo mesmo processo. Isso mesmo, a mistura pode gerar uma reação letal.  

Misturas que você NUNCA deve fazer 

Quando dois compostos químicos entram em contato, acabam gerando um novo elemento e é essa substância nova que pode ser prejudicial à saúde. A seguir, listamos algumas das misturinhas mais comuns e o que as tornam tão perigosas.  

Água sanitária e desinfetante (ou qualquer outro produto de limpeza) 

A água sanitária é um dos produtos mais potentes e baratos quando se trata de limpeza, mas ela não pode nunca, sob hipótese alguma, ser misturada com outras soluções. Vamos dar como exemplo o que acontece quando ela é misturada com desinfetante (uma das misturas mais comuns nesse quesito). 

Primeiro você precisa saber que água sanitária é composta por um ativo chamado de hipoclorito de sódio. Enquanto isso, o desinfetante é um produto que contém amônia. Quando as duas substâncias entram em contato geram a cloramina. E o que acontece quando respiramos cloramina? Danos respiratórios, queimaduras na garganta, alergias e até intoxicações mais graves, variando conforme a quantidade de gás inalado.  

A água sanitária também não pode ser misturada com

  • Álcool – gera gases que podem afetar o sistema nervoso central, pulmões, fígado, rins, olhos e pele; 
  • Vinagre – gera o gás cloro, que causa ardência nos olhos, queimaduras e problemas respiratórios; 
  • Detergente – essa mistura também forma a cloramina, prejudicando as vias respiratórias 
  • Qualquer outro produto de limpeza. 

Assim, sempre que for limpar alguma superfície com água sanitária, lembre-se de enxaguá-la bem antes de aplicar outro produto.  

Bicarbonato de sódio e vinagre 

Essa é uma das receitas mais comuns da internet, seja para limpar uma superfície com manchas ou até para eliminar pequenas infestações de insetos. Mas é preciso ficar atento: quando misturamos os dois produtos, acontece a liberação de dióxido de carbono. 

A substância não é toxica, mas se torna perigosa quando a mistura de bicarbonato e vinagre é feita em um recipiente fechado. Por quê? O dióxido de carbono forma uma espuma crescente, que pode acabar levando à explosão do recipiente. Ou seja, se for usar essa misturinha, aplique imediatamente e nunca a guarde em frascos vedados.  

Produtos de marcas diferentes 

Como citamos no início desse artigo, cada produto de limpeza tem uma formulação única e isso também vale para marcas diferentes (mesmo que o produto pareça ser o mesmo). Por isso, nada de aproveitar aquela embalagem que tem um restinho e colocar no frasco novo, pois cada empresa pode usar substância diferentes. 

Existem misturas de produtos de limpeza que são seguras? 

Elas são exceção, mas existem formas seguras de misturar produtos de limpeza. A seguir, citamos três soluções seguras para a limpeza da sua casa! 

Amaciante e álcool: juntos eles formam um potente aromatizador, mas cuidado para não utilizar perto do fogo, pois o álcool é inflamável.  

Detergente neutro e álcool: geram uma mistura com alto poder de higienização e perfeita para dar um brilho extra em pisos e mesas.  

Bicarbonato de sódio e detergente neutro: formam uma pasta poderosa, indicada para limpar panelas queimadas ou áreas enferrujadas.  

Mas como diz aquele ditado, o seguro morreu de velho, então sempre fique atento ao rótulo desses produtos e garanta que sua mistura vai ser segura.  

Dicas para uma faxina segura 

Agora que você já sabe que deve evitar as misturas de produtos de limpeza, especialmente com água sanitária, listamos alguns cuidados gerais para você pratique uma faxina mais segura. Olha só: 

  1. Nunca coloque os produtos de limpeza em outras embalagens. 
  1. O rótulo está lá para ser lido, então sempre siga as instruções listadas lá. 
  1. Depois de usar água sanitária, sempre enxágue muito bem as superfícies.  
  1. Utilize equipamentos de segurança, como óculos e luvas, afinal, todo o cuidado é pouco quando se trata de químicos. 
  1. Evite a contaminação cruzada – se for usar uma esponja no banheiro, por exemplo, não a confunda com a esponja da cozinha.  
Topo