19 de agosto de 2021
No centro da imagem, mãos de uma pessoa branca, que usa uma camisa xadrez cinza, seguram um recipiente redondo e cheio de tomates. Mais a esquerda, tomates de diferentes tamanhos estão espalhados sobre a mesa que é de madeira escura. É possível ler o título do artigo na imagem.

Qual a diferença entre molho, polpa e extrato de tomate?


Quando vai fazer suas compras no Vantajão Atacado, você também fica confuso entre os diferentes produtos feitos à base de tomate e não sabe qual levar? Se você sempre teve essa dúvida, chegou a hora de entender as principais diferenças entre molho, polpa e extrato, e aprender quando usá-los!

Neste artigo, nós explicamos em detalhes tudo isso, além de indicar as melhores receitas para você fazer com cada um e arrasar muito na cozinha! Confira.

Concentração do produto

Para começar, a grande diferença entre esses produtos está na concentração do tomate utilizado na fabricação. O molho é feito com o fruto processado e temperado, pronto para o consumo. Já a polpa e o extrato são feitos apenas com tomate processado e sal; a diferença é que o extrato é mais concentrado e pode precisar ser diluído antes de cozinhar.

Molho de tomate

O molho é o tomate pronto para o consumo, já processado, diluído, e perfeito para ser incluído nas receitas. Pode conter cebola, alho, manjericão, orégano e outras especiarias, além de ser temperado com sal, para preparar ou agregar sabor e aroma aos alimentos e até bebidas. Justamente por isso, ele leva mais sódio e apresenta mais alergênicos.

 O molho de tomate foi criado para você economizar tempo na cozinha, podendo ser usado em receitas fáceis, como cachorro-quente, massas, pizzas, panqueca de carne e filé de peixe ao molho de tomate e requeijão. Esses pratos pedem o molho pronto, que é prático e muito saboroso!

Polpa de tomate

A polpa, também chamada de purê, nada mais é do que o tomate processado, contendo sal e, às vezes, adição de açúcar para corrigir a acidez. Normalmente tem menos aditivos e costuma ser uma opção melhor para a saúde. Assim, você pode temperar como preferir!

É feita com tomates sem pele e sem sementes, formando um tipo de suco, sem pedaços do fruto. É levemente concentrado, mas bem menos do que o extrato, sendo uma opção mais flexível, indicada para o preparo de uma infinidade de receitas. A polpa é ideal para quem quer criar seu próprio molho caseiro, complementar receitas em que o molho já tem seus próprios temperos ou que precisam realçar o sabor autêntico do tomate, como tortas salgadas, carnes e algumas massas, como a pomodoro.

Extrato de tomate

O extrato de tomate é a versão mais concentrada dos três e por isso é preciso diluí-lo antes da utilização, sendo um ingrediente bastante indicado como base para molhos. A maior concentração torna o extrato uma boa opção para engrossar receitas e dar cor a elas.

Também é fabricado com a polpa do tomate concentrada, acrescida de sal e açúcar. O extrato proporciona mais consistência, aroma e sabor; mas se utilizado em uma quantidade muito grande, pode comprometer o prato. Logo, é perfeito para receitas como lasanha, arroz de forno à parmegiana, almôndegas ao molho cremoso ou até para a preparação de um molho de tomate caseiro e repleto de sabor!

Para qualquer receita, conte com o Vantajão Atacado!

Não importa a sua escolha ou o prato que decidir fazer, pois no Vantajão Atacado você encontra molhos, polpas e extratos de tomate das melhores marcas, pelo menor preço. Nossas ofertas imbatíveis são ótimas para quem quer experimentar algo novo nas panelas, ou mesmo fazer aquele estoque para receitas em grande quantidade!

Mas se preferir começar do zero, o Vantajão também tem uma grande variedade de tomates frescos e com aquele descontão. E se você estiver cadastrado no app Clube Vantajão, esses e outros produtos podem ficar ainda mais baratos. Então, está esperando o quê? Baixe o aplicativo e faça suas compras no Vantajão!

Topo